Como fazer um Bom Café Expresso (Espresso)

Só quem aprecia um bom café e tem uma máquina de café expresso em casa sabe o quanto difícil reproduzir aquelas doses irresistíveis extraídas nas padarias e nas cafeterias. Parece até que eles fazem alguma coisa especial que não conseguimos descobrir. Mas seguindo essas 10 dicas de mestre para preparar o café expresso perfeito na sua casa, você vai conseguir alcançar um resultado incrível e vai se surpreender com a qualidade do café da sua máquina doméstica. Vale lembrar que as recomendações servem para equipamentos automáticos que tenham moedor de grãos, tá? Então vamos lá.

1. Grãos de Café
A escolha dos grãos é essencial para você conseguir extrair um café expresso “campeão”. Até os baristas experientes terão problemas para fazer um café gostoso com grãos de qualidade inferior. Quando for comprar, procure escolher aqueles que levaram mais tempo na torra. Os grãos de café arábica são um dos mais indicados para o preparo do expresso, pois eles trazem um equilíbrio intenso entre aroma, sabor e amargura.

2. Qualidade da água

Dê preferência sempre à água mineral. Mesmo se for retirada do filtro, a água ainda pode ter gosto. Antes de colocar na máquina de café expresso, você também deve verificar a temperatura. A água muito fria ou muito quente interfere diretamente no sabor do expresso. 90 graus de temperatura é o recomendável.

3. Quantidade de água

O café expresso tradicional deve ser servido com 40 ml de água. Já o curto tem uma dosagem de 25 ml. Essas quantidades são consideradas ideais para proporcionar o melhor do aroma e do sabor do café.

Espresso with coffee beans
4. Quantidade de café

A quantidade de café utilizada no café expresso também deve ser considerada. Ela deve ficar entre 7 e 9 gramas. Um pouco mais ou um pouco menos do que isso pode comprometer o resultado final.

5. Moagem do café
A moagem também é um fator importantíssimo para a extração de um bom café expresso. Uma moagem muito grossa pode deixar a bebida fraca, enquanto uma moagem muito fina pode produzir um café forte e amargo. O ideal, normalmente é a moagem fina.

6. Tempo de extração do café expresso

O período de extração está diretamente relacionado à moagem. Se o moedor da máquina de café expresso produzir um pó grosso, o tempo para tirar o café será mais rápido. Logo, o café ficará fraco e não terá nem mesmo o creme. Já o pó mais fino vai originar uma extração mais longa. Consequentemente, o resultado será um café extremamente forte ou amargo. O tempo ideal de extração do expresso fica entre 25 e 30 segundos.

7. Creme do café expresso

O creme do café expresso é o grande segredo que dificilmente conseguimos acertar em casa. Ele serve para manter o café sempre quentinho, além de ser útil para conservar o aroma. Para produzir um creme consistente, você deve observar o tempo de extração, como falamos acima. Se o café sair muito rápido, você corre o risco de ficar sem o creme na bebida. O creme ideal tem uma coloração puxada para marrom claro e não se dissolve. Ele permanece grudado na xícara até o último gole.

8. Mexer o café expresso

Uma dica importantíssima para melhorar a qualidade do seu café expresso é dar aquela famosa mexidinha com uma colher. Mesmo que você não adicione açúcar ou adoçante, misturar o expresso vai fazer com que os aromas se combinem e deixem o café mais saboroso.

9. Xícara para servir o café expresso
Seja longo, tradicional ou curto, o café expresso deve ser servido em uma xícara aquecida. Você pode não reparar, mas os bares, padarias e cafeterias mantêm as xícaras aquecidas. Se você servir um expresso eu uma xícara fria, a bebida vai esfriar mais rápido.

espresso2

10. Açúcar no café expresso
A questão do açúcar no café expresso é relativa e até um pouco polêmica. Muita gente prefere tomar o café puro, assim a sua essência não se perde junto ao açúcar. Mas como o paladar é algo muito próprio, cada pessoa deve apreciar o café ao seu modo. A dica que deixamos sobre essa questão de adoçar ou não adoçar é que você prove o expresso primeiro sem açúcar. Só assim você vai descobrir se o sabor original vai te agradar. Se estiver um pouco amargo, não há nada de errado em adoçar um pouco. O importante é você sentir prazer ao saborear o expresso.

Quer comprar um café espresso italiano de qualidade, experimente o site: www.cafeemcapsulas.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s