Diferenças entre o Processo Natural e Cereja Descascado

Muitas vezes nos deparamos com a ficha técnica de algum café produzido no Brasil e nela consta o que o café foi produzido pelo processo de Cereja Descascado, vamos explicar a diferença:

Natural

Esse é o processo tradicional mais utilizado no Brasil. Os grãos são colhidos, lavados e logo em seguida espalhados nos terreiros para uma seca lenta e com a casca até o final do processo de secagem. A secagem é feita lentamente, permitindo a transferência natural do sabor adocicado e encorpado aos grãos. A dificuldade de grãos de alta qualidade nos processo natural é que geralmente os frutos maduros e verdes se misturam desde o início do processo até o final, dificultando a separação dos grãos de maturação perfeita com grãos mais verdes. No processo natural o risco de fermentação é maior e o custo menor.

 

Cereja Descascado

O processo de Cereja Descascado, também chamado simplesmente pelas iniciais “CD”, consiste num processo de separação mecânica dos grãos verdes e dos grãos maduros logo após o processo de lavagem. No processo de separação, os grãos maduros são descascados e tratados de forma isolada e o processo de secagem necessita de muito cuidado e manejo especializado. O resultado de um café descascado é uma bebida mais aromática, rica em sabores, homogênea, limpa (isenta de grãos verdes) e com a preservação dos mais complexos sabores dos grãos maduros e colhidos no período de maturação ideal. No processo de cereja descascado, o risco de fermentação é menor, o custo é maior e a necessidade de mão-de-obra especializada e treinada na fazenda é fator decisivo para se obter grãos especialíssimos.

tudelacastelhana 064
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s