Como Preparar o Café na Cafeteira Italiana Moka

A cafeteira italiana ou cafeteira moka é uma cafeteira à pressão que elabora o café por meio de vapor de água. O invento foi patenteado pelo inventor Luigi De Ponti em nome de Alfonso Bialetti em 1933, cuja empresa, Bialetti, continua produzindo o mesmo modelo, denominado “Moka Express”.

O vapor termina alcançando uma pressão suficientemente alta para forçar o resto de água fervente atravessar o funil, passando pelo café moído e terminando assim no recipiente superior, onde se acumula o café. Quando o recipiente inferior está quase vazio, borbulhas de vapor se misturam com a água ascendente, produzindo um característico chiado.

 

Café moka em comparação ao café coado

Por causa da pressão interna das cafeteiras moka, a mistura de água e vapor alcança temperaturas superiores aos 100 °C, extraindo assim maior quantidade de óleo do café, fazendo com que o café fique mais encorpado do que o sabor das cafeteiras de coar.

 

Assista o vídeo abaixo onde Cecília Sanada (barista do Octávio Café) dá dicas de como preparar um café na cafeteira Italiana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s